"Era 2015, passa a 2016" ou a história por detrás da capa deste post, feita por mim e pelo Francisco Pinheiro.
Fechei 2015 com uma simpática lista de projetos executados. E porque as concretizações de cada ano são sempre fruto de esforço de várias talentos que compõem as equipas, aproveito para deixar aqui o meu abraço de agradecimento.
Talvez o mais inesperado dos projectos, o ano de 2015 viu nascer SBROING, um side project que se tornou uma fonte de alegrias. Destaque para a obra d' O Principezinho no ano em que saiu o filme. Falta ainda a apresentação do Projeto Rosinha, algo que deve ocorrer nos próximos dias.
Ainda em jeito de Manual de Movimentos Cívicos, destaque para a entrevista com a Daniela Azevedo à plataforma Cidadania 2.0: a utilização das ferramentas Web centrada em Santa Apolónia e uma rua sem condições mínimas de circulação de peões.
Santa Apolónia - Fora das Linhas: Um trabalho a não perder feito pela Vera Moutinho para o Jornal Público, entrevistas em 14 paragens em torno da Estação de Santa Apolónia que comemorou 150 anos em 2015. Uma forma de dar a conhecer histórias que vivem na vizinhança de uma grande infraestrutura de transporte.
ICT2015, o maior evento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Europa realizou-se em Lisboa no mês de outubro, uma iniciativa da Comissão Europeia este ano promovida em conjunto com a Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT). Estive presente no stand da APDSI, Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, um fórum de debate sobre a Sociedade da Informação.
A MakerFaire de 2015, a segunda edição deste festival de "mostra e conta" foi um sucesso e ultrapassou todos os valores do ano anterior. Portugal, de forma inesperada consegue surpreender pela comunidade de makers, os novos artesãos que gostam de criar coisas diferentes. Estive presente a convite do OOZ Labs, fomos entrevistados pelo programa Faz Sentido da SIC Mulher e diverti-me imenso a explicar aos visitantes as dificuldades de pilotar um rover em Marte. A crónica da Sabrina Merlo, a representante da Makermedia, explica bem o que foram aqueles 3 dias.
O que nos leva à imagem no cimo da página: para fechar o ano de 2015 o Francisco Pinheiro criou uma capa para a LeCool Lisboa com base nas capas de todas as semanas anteriores e convidou-me para a tarefa de animar o resultado final. Deixo aqui a narrativa do processo em forma de entrevista.